| 28/03/2003 06h31min
Os Estados Unidos levaram mais soldados para o norte do Iraque durante a noite, avançando nos planos para abrir uma frente norte na guerra para derrubar o presidente do Iraque, Saddam Hussein. Jornalistas da Reuters que chegaram à base aérea de Harir por volta das 7h (1h de Brasília) nesta sexta, dia 28, viram helicópteros de transporte, veículos e soldados enviados durante a noite.
Entre 50 e 60 jipes e caminhões estão estacionados perto da pista, vigiada por 150 soldados. Eles estavam cavando trincheiras e instalando lançadores de morteiros para proteger a base, apesar de o território ser controlado por curdos – considerados aliados. Quatro helicópteros de transporte estavam no local. Nessa quinta, dia 27, eram apenas dois.
Os Estados Unidos planejavam enviar 62 mil soldados através da Turquia para abrir a frente norte na guerra com o Iraque. Mas o parlamento turco não permitiu o uso do território do país e os norte-americanos enviaram então pára-quedistas da 173ª Brigada Aerotransportada a partir da Itália para o norte do Iraque nessa quinta.
Parte do norte do Iraque está sob controle curdo desde 1991. O território é protegido pela zona de "exclusão aérea'' vigiada pelos EUA e pela Grã-Bretanha.
A base de Harir fica a 70 quilômetros de Arbil, a maior cidade da região curda, em meio a montanhas. Os pára-quedistas tiveram alguns problemas, entre eles o pouso longe do alvo. Um tenente dos EUA em Harir disse que seus homens andaram seis horas até a posição correta.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.